Educação Profissional Formação Continuada

HOME / ÁREAS DE ATUAÇÃO /Educação Profissional Formação Continuada

Qualificação e capacitação profissional

No Brasil, mais de 1,4 milhão de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos estão fora da escola(*). Somente em 2019, mais de 600 mil crianças e adolescentes abandonaram os estudos e, com o a pandemia este cenário agravou-se ainda mais. Estima-se que 6 milhões de estudantes estejam fora da faixa etária considerada ideal para determinada série escolar – a chamada distorção idade-série(*) e dos que permaneceram na escola, 11,2% não tiveram acesso às aulas ou outras atividades em 2020(*). As parcelas da população em idade escolar mais excluídas concentram-se entre as crianças de 4 e 5 anos (38%) e entre adolescentes de 15 a 17 anos (67%).

Além de atrapalhar o desenvolvimento infantil, esse cenário impacta diretamente o trabalho. Segundo o IBGE, em 2019, 39% dos jovens que abandonaram os estudos alegaram que a principal razão foi a necessidade de trabalhar(**). Ainda assim, em 2020, a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos chegou a 29,8%(**). Esta foi a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012.

Na Rede Cruzada, a educação profissional é desenvolvida nas mais diversas áreas, contribuindo com a inserção de jovens e adultos ao mercado de trabalho. Também ajudamos a identificar oportunidades de emprego junto às empresas parceiras, indicando alunos egressos. Nosso propósito é incentivar, qualificar e favorecer a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

* Enfrentamento da cultura do fracasso escolar, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros

** Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

*** Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Junte-se a nós!

Faça agora uma doação

Faça parte da Rede Cruzada!