Educação Infantil

A importância do acolhimento

O nosso olhar

A chamada primeira infância – da gestação até os seis anos de idade – diversos estudos mostram que os estímulos que as crianças recebem nessa fase trazem impacto no modo como elas aprendem durante o restante da vida. É nesse período que ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida têm maior facilidade de se adaptarem a diferentes ambientes e adquirirem.

Ao longo dos últimos anos, a Rede Cruzada pode se qualificar, aprofundar e se capacitar para entregar uma educação infantil diferenciada das demais escolas da rede pública e mesmo de outras creches conveniadas. A instituição se tornou referência, sendo a primeira opção dos pais das comunidades do entorno de nossas unidades.

Nosso fazer pedagógico atualizado a cada ano, ampliamos o nosso olhar de forma constante e significativa envolvendo beneficiários, colaboradores e famílias em busca de uma Educação Integral em que as áreas cognitivas, motora, emocional e social, estejam em constante diálogo.

A proximidade e conexão com as famílias é um dos nossos pilares na Educação Infantil. Através de reuniões coletivas – por turmas – e individualizadas, fomos estreitando os laços e construindo pontes para uma troca mais intensa e rica, onde todos se beneficiam. Seguimos com a nossa equipe de educadoras na construção de uma formação pedagógica sólida, voltada para o lúdico, com o reconhecimento da incompletude e vontade de aprendizado, bem como respeitando e acolhendo as individualidades e necessidades de cada um dos beneficiários.

Nossas educadoras, em sua grande maioria, moram no entorno das unidades, tendo uma proximidade e conhecimento da realidade, dos desafios e os principais enfrentamentos com os quais nossos atendidos lidam diariamente.

Dentro da Rede Cruzada, são realizadas atividades socioeducativas que garantam o desenvolvimento pleno das crianças nestes primeiros anos de vida, formando e consolidando as bases cognitivas, emocionais e afetivas para que as crianças alcancem o melhor do seu potencial.

Fonte: Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2014). Estudo nº 1: O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. http://www.ncpi.org.br.
 

Onde Acontece

Onde Acontece

UNIDADE JACAREPAGUÁ – CASA EMILIEN LACAY

Contato

(21) 3342-6956
elacay@redecruzada.org.br

Onde Acontece

UNIDADE DEL CASTILHO – PLANTANDO O AMANHÃ

Contato

(21) 3083-1894
plantandoamanha@redecruzada.org.br

Onde Acontece

UNIDADE SAMPAIO – CASA DE LEYLÁ

Contato

(21) 2261-2105
casadeleyla@redecruzada.org.br

Onde Acontece

UNIDADE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO – CEI DASCHÚ

Contato

(24) 2224-1332
daschu@redecruzada.org.br

Depoimentos

Viviane, mãe de

Benício e Lorenzo

“Em um determinado encontro onde o assunto foi sobre famílias (sonhos, quem foi nossa família), em que revelamos nossos sonhos, conquistas e realizações, foi um encontro muito lindo. Eu e outra responsável falamos do nosso sonho de trabalhar na área de enfermagem e a Cruzada foi buscar curso gratuito na área para proporcionar a realização de nosso sonho. Isso é acolhimento, é apoio, é sonhar junto. Não conseguimos a vaga, mas esse incentivo que tivemos, me motivou e a partir daí não parei, me inscrevi em curso de bordado, fiz curso de empreendedorismo pelo Sebrae e me inscrevi para fazer o Vestibular da PUC em Pedagogia (amo esse mundo infantil e a Cruzada despertou ainda mais isso em mim). (…) Amo o FAMÍLIA EM FOCOS e sou muito grata e feliz por fazer parte dessa grande família chamada Casa Emilien Lacay – Rede Cruzada”

Isadora Marinho

Educadora Social

“Eu entrei na Lacay só com o Ensino Médio completo e lá todos me incentivaram a fazer a formação para professora que terminei em 2017 e hoje já estou cursando a minha faculdade de Pedagogia, sou a primeira da família a cursar o nível superior o que dá muito orgulho para minha mãe. (…) Eu gostaria muito de agradecer não só a casa Emilien Lacay, como a Rede Cruzada, por esse olhar diferenciado que vocês têm com cada funcionário! Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe maravilhosa! Através do incentivo e do olhar diferenciado eu pude me tornar uma pessoa capaz de correr atrás dos meus sonhos. Muito obrigada mais uma vez!”

Raquel Barcelos

Monitora

“Sei que a Casa de Leylá ajudou e ainda ajuda a transformar muitas vidas, e com todo esse meu processo na casa nasceu em mim o desejo de fazer um curso normal, pois, apesar de ter uma relação com a educação infantil, eu nunca pensei em ter uma formação de professor. Assim foi feito. Terminei recentemente com louvor e não me arrependo de todo o esforço. (…) Enfim e aqui estou eu firme e forte, enfrentando os desafios juntamente com a equipe Casa de Leylá a qual eu me orgulho em fazer parte dessa Rede Cruzada”

Cássio Padovani

Ex-aluno do Plantando Amanhã

“Cheguei à Cruzada com 16 anos, na época trabalhava informalmente, pois meus pais eram separados e eu precisava ajudar em casa. A oportunidade no Plantando o Amanhã transformou a minha vida. Entrei fazendo o curso de jardinagem, fiz vários outros cursos e hoje me orgulho de ser funcionário no Grupo Ancar como analista financeiro”

Contato

Preencha o formulário para contato aqui

    Ajude este
    projeto agora

    Escaneie o QR Code

    Chave PIX 33709171000143