HOME / Live com as educadoras da Rede Cruzada

Live com as educadoras da Rede Cruzada

quinta-feira, 10 de junho de 2021

TAGS:

As educadoras Náusica Almeida, Educadora do Maternal 2- Plantando o Amanhã, Sonia Dalvi, Educadora do Maternal 1A – Casa Leylá, Ana Paula dos Santos, Monitora – Casa Emilien Lacay e  Patrícia Coda, Coordenadora – Casa Leylá, conversam sobre Os desafios da educação em tempos de pandemia.

Patrícia pergunta as educadoras como foi o processo no início da pandemia, quando se depararam com a suspensão das aulas presenciais. Náusia conta que foi um processo muito impactante e que ninguém esperava.

Saímos no dia 13 de março de 2020 achando que daqui uma semana, 15 dias estaríamos voltando e não aconteceu isso. Então, foi tudo muito novo, surpreendente e impactante para todos.

E com isso chegou os impactos dessa pandemia que foi bem chocante para todos. Teve o impacto psicológico, social e econômico. Foram os 3 principais que atingiram a todos com muita velocidade.

A educadora Náusica diz que o psicológico afetou por ser tudo muito incerto, por não saber o que ia acontecer no dia seguinte. “Com isso veio o estresse, a depressão, a preocupação, os medos, a angústia e logo atrás o social, pela necessidade do isolamento. E o econômico: muitas pessoas perderam o emprego e ficou difícil pra todo mundo. Principalmente para as famílias mais vulneráveis”.

Náusica destaca o projeto Famílias em Foco, afirmando que foi um projeto que aproximou as famílias e que foi ali que elas conseguiram trazer suas preocupações e trocar com as famílias e educadoras como que elas podiam lidar com essas crianças.

A coordenadora Patrícia pergunta a Sonia como foi a experiência da transição com o uso da tecnologia na educação.

Foi um grande desafio. Foi muito desafiador. Me lembro do meu primeiro vídeo e ficou marcado na minha vida. Minha filha gravava para mim e dizia que eu não podia olhara para ela e eu não conseguia. Gravei muitos vídeos, até que ela falou “mãe, esse está bom”.

A educadora Sonia diz que quando a aluna recebeu o vídeo, ela interagiu muito bem com o conteúdo, além de ter tido uma boa visibilidade pela reação positiva da aluna. Conta que quando conheceu um aplicativo que alterava as possibilidades de cenário foi uma experiência muito positiva.

Patrícia pergunta a educadora Ana Paula como ela recebeu a notícia do retorno das aulas presenciais.

Medos e receios surgiram, mas a Rede Cruzada fez todo o protocolo de segurança, as enfermeiras se reuniram para o protocolo ser rígido e para que a gente pudesse voltar confiáveis e mais confortáveis. Na Casa Emilien Lacay a situação está vermelha e por isso, estamos trabalhando 30%, com grupos divididos.

Patrícia compartilha que tem uma equipe pedagógica trabalhando nesse retorno e que tudo foi muito bem pensado. Que para as aulas voltarem envolve o trabalho de muita gente e relembra que o protocolo ele é vivo, sendo necessária atualização diária para continuar fazendo o trabalho da Rede Cruzada da melhor forma.

Dê play e acompanhe a íntegra a conversa dos educadores.

Quer saber mais novidades sobre a Rede Cruzada? Siga a gente nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn 

Venha conosco criar um futuro melhor para todos. Seja um Investidor Social e apoie a educação como agente transformador!

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments