HOME / Live com Maria Clara Borges, educadora em Pedagogia da Cooperação

Live com Maria Clara Borges, educadora em Pedagogia da Cooperação

terça-feira, 1 de junho de 2021

TAGS:

A convidada, Maria Clara Borges, educadora e pós-graduanda em Pedagogia da Cooperação e em Psicologia Institucional e arte-educadora é criadora do Cooperar.arte , que ganhou vida após a realização de um trabalho na pós.

Renato Senna, Gerente Geral da Rede Cruzada e Maria Clara Borges, conversam sobre Construindo Cooperação através da arte.

Senna pergunta a educadora “por que a cooperação e a pedagogia da cooperação?”

Eu sempre tive a preocupação de ajudar o outro, de cuidar. Isso sempre fez parte da minha vida, da minha índole, da minha personalidade, mas acho que eu era muito ansiosa para resolver as coisas. Eu escutava pouco. Tentava resolver tudo muito rápido e isso mudou porque eu passei a ouvir.

A grande questão da dificuldade da cooperação é essa: ser humilde e ouvir o outro. Porque assim, como diz o ditado, sozinho você vai muito mais rápido, mas com os outros você vai muito mais profundo. E quando a gente entra em processo de cooperação, esse é o grande desafio: abrir mão da sua ideia principal, do seu sonho principal, pra você construir um sonho junto.

A educadora diz que entramos num trabalho já com a nossa expectativa, com os nossos objetivos, planejamento, então quando a gente vai construir junto tem que abrir mão para construir outra coisa junto com o outro. “Cooperar é isso, cada um trazer a sua ideia e construir algo novo, diferente do que cada um trouxe, afirma pedagoga.

Maria Clara aponta que quando se faz um trabalho em conjunto é preciso levar em consideração a opinião do outro. O primeiro passo é o Com Tato. A educadora diz que não sabemos o hábito da pessoa da equipe, o que ela gosta de fazer e quais os talentos que ela tem. Ela conta que é preciso se apresentar, se dedicar a equipe, “gastar tempo”.

Renato diz que tem uma definição da pedagogia da cooperação que afirma que a potencia está nas trocas, no intercambio e não nas fronteiras que nos definem. É preciso ser junto com alguém e não ser sozinho.

Dê play e acompanhe a íntegra a conversa dos educadores.

Quer saber mais novidades sobre a Rede Cruzada? Siga a gente nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn 

Venha conosco criar um futuro melhor para todos. Seja um Investidor Social e apoie a educação como agente transformador!

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments