HOME / Live com Neusa Rodrigues, gestora de educação infantil

Live com Neusa Rodrigues, gestora de educação infantil

terça-feira, 25 de agosto de 2020

TAGS:

A convidada para a live da Rede Cruzada, Neusa Rodrigues, é pedagoga, professora e gestora de educação infantil. Atua há 45 anos na rede municipal e após a sua aposentadoria continuou atuando na área da educação infantil.

Em 24 de agosto, Dia da Infância, a Rede Cruzada contou com a participação da pedagoga para um bate-papo sobre infância e antirracismo.

Na conversa, mediada pelo gerente geral da Rede Cruzada, Renato Senna, Neusa Rodrigues fala que a educação infantil é o primeiro grupo social da criança longe da família. Ela afirma que cada criança carrega uma carga familiar, seja na cultura, no modo de viver, de pensar e isso é transmitido para a creche/escola.

“A gente vive numa sociedade que enfrenta problemas de racismo e como reunimos no mesmo espaço várias crianças, é preciso ter o cuidado com as interações e não apenas de criança para criança, mas de adulto para criança também. É preciso estar próximo e ouvir para fazer essas mediações”, ressalta Neusa Rodrigues.

Neusa compartilhou um pouco de sua experiência com a coordenação da creche “Casa da Criança”, no Engenho da Rainha, onde observou que o ambiente não tinha a representatividade negra no ambiente educacional.

“Uma criança negra vai chegar no banheiro e nunca vai se ver? Ela não vai ter a representatividade dela?”, narra a pedagoga.

“Nós temos no Brasil um racismo estrutural, fomos ensinados a não gostar da nossa cor. Foi como um projeto para isso acontecer”. completa.

Neusa afirma que trabalhar com criança é estudar a vida inteira: um ponto realista e fundamental!

Dê play e acompanhe a íntegra da conversa dos educadores.

Live Rede Cruzada Convida Neusa Rodrigues para o bate-papo “Conversa sobre a Infância numa Perspectiva Prática Antirracista”

Quer saber mais novidades sobre a Rede Cruzada? Siga-nos das redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments