HOME / Live com o pedagogo Tião Guerra

Live com o pedagogo Tião Guerra

terça-feira, 22 de setembro de 2020

TAGS:

O convidado Tião Guerra é pedagogo, consultor, músico e escritor.  Desde 1979, Tião trabalha com instituições, movimentos sociais, empresas e governos. Atuou como educador formal em escolas públicas, entre 1980 e 2017.

Fundou o Instituto de Educação de Nova Friburgo, em 1985, e foi o diretor da escola de aplicação do mesmo. Fundou a Associação Crianças do Vale de Luz, em 1988, e, dentro dela, duas escolas públicas, com metodologias ativas. É músico, leitor e escritor, e pratica e acredita no contato consigo mesmo, com a natureza, com a Arte e com o Outro como instrumento de trabalho e de desenvolvimento pessoal e social.

Renato Senna, gerente Geral da Rede Cruzada, e o pedagogo Tião Guerra conversam sobre Percursos regenerativos na Educação. Por que as escolas adoecem? Por que as Instituições adoecem? Por que as empresas adoecem? “A gente vai fazer o mundo ficar melhor, queremos servir ao mundo, fazer com que ele melhore, dar suporte para o que ele precisa. A questão é que nos colocamos fora: construímos um mundo maravilhoso, mas não vivemos ele no dia a dia”, afirma Guerra.

O pedagogo diz que provemos processos de educação incríveis para os alunos, para as pessoas que trabalham na mesma empresa que a nossa, mas que atuamos de uma forma contraditória diante do que queremos construir.

Por que dentro de uma escola, de uma empresa e de uma organização social pagam um preço tão elevado para construir um mundo tão incrível que queremos construir? Seria possível ser diferente? Seria possível viver esse mundo tão incrível no nosso dia a dia?”

Renato levanta o questionamento que talvez a gente se exclua do “estar na mudança”, porque os processos de uma organizações passam por uma mudança individual e apesar de termos na utopia, no sonho de que ele é maravilhoso, ele tira a gente da nossa zona de conforto.

O processo coletivo ou saudável requer muita coragem de se entender nas suas coisas mais belas e nas suas coisas mais limitantes, seus dragões e seus fantasmas,” afirma Senna.

Dê play e acompanhe a íntegra esse bate papo.

Live Rede Cruzada Convida Tião Serpa para falar sobre Percursos regenerativos na Educação 

Quer saber mais novidades sobre a Rede Cruzada? Siga a gente nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments