Contraturno Escolar

Jovens participativos, protagonistas de suas vidas

O nosso olhar

Complementar ao trabalho feito com as crianças de 0 a 4 anos, temos o projeto com crianças e adolescentes (6 a 17 anos) feito majoritariamente na unidade do Plantando Amanhã, no qual não somente oferecemos a oportunidade de educação pelo esporte, como afastamos essa garotada da possibilidade de serem atraídos para a criminalidade. 

A Rede Cruzada acredita no poder transformador do esporte. Por meio das escolas de vôlei, judô e futebol – lideradas por profissionais da elite esportiva, como Bernardinho, o Zico e a judoca Nagai – trabalha o potencial educativo do esporte, suas qualidades pedagógicas e sua dimensão socializadora. Também são ministradas aulas de capoeira.

As atividades esportivas mobilizam as dimensões do ser humano de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes. O jogo e a brincadeira no processo de aprendizagem constituem uma fonte para o trabalho pedagógico sobre valores, escolhas e decisões, vinculando-os ao contexto familiar, escolar e social. Segundo Quatro Pilares da Educação, propostos pela UNESCO*, o esporte tem impacto direto no desempenho escolar, nos níveis de stress, na qualidade de vida e nas atitudes acadêmicas e sociais de crianças, adolescentes e jovens. A prática esportiva junta o atrativo lúdico com os benefícios da fisiologia do esporte, domínio das habilidades motoras fundamentais, proporcionando uma sensação de bem-estar, combatendo manifestações depressivas e estimulando bons hábitos. 

Com o objetivo de ampliar o repertório cultural do indivíduo por meio de ações em diferentes linguagens artísticas, o contraturno inclui em suas práticas as Artes Visuais, a Literatura, a Música, a Dança, o Teatro e a Contação de Histórias, além de firmar parcerias para ampliar ainda mais a atuação e o desenvolvimento artístico, cultural, pessoal, profissional e principalmente musical dos envolvidos.

*Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, publicado em 1996 e adotado mundialmente 

Onde Acontece

Onde Acontece

UNIDADE DEL CASTILHO – PLANTANDO O AMANHÃ

Contato

(21) 3083-1894 [email protected]