HOME / A importância da comunicação que integra espaço educativo com a família

A importância da comunicação que integra espaço educativo com a família

sexta-feira, 14 de maio de 2021

TAGS:

A Rede Cruzada tem como um dos principais pilares a comunicação, ela é a principal chave para o entendimento das informações e para o engajamento e inclusão das famílias nas ações educativas. 

Familiares e educadores, alunos e espaço educativo, todos precisam estar em perfeita sinergia, para promovermos a educação que transforma a sociedade em que estamos inseridos.

Dia 15 de maio é comemorado o Dia Internacional da Família e durante todo o mês são realizados eventos para homenagear e mostrar a importância dessa instituição para a sociedade. Mesmo com as unidades fechadas, essa rede de relacionamento continua online, pelas redes sociais e whatsapp. 

Afinal, a família é a principal organização para ajudar na formação do caráter de um ser humano e os espaços educativos são os lugares essenciais para ajudar a desenvolver um cidadão consciente, autocrítico e independente.

Para isso, ambas as instituições devem estar afinadas e a comunicação entre elas é fundamental para que cada uma cumpra o seu papel de forma colaborativa entre si.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da relação entre a família e os educadores e como a comunicação assertiva pode contribuir para isso

A comunicação inclusiva

A comunicação inclusiva pode ser vista de duas formas:

A primeira delas é aquela que precisa ser implementada para atender os alunos em condições especiais, ou seja, transformar o espaço educativo em um ambiente inclusivo para que todos se façam compreender. 

A segunda forma é como entendimento do uso de recursos para fazer pais e responsáveis se conscientizarem dos seus papéis na educação da criança e do adolescente. 

A comunicação, nesse sentido, tem como principal objetivo despertar o interesse dos adultos pelo estudo e pelas experiências escolares dos seus familiares. 

Além disso, essa comunicação contribui para engajar os pais nas atividades e incluí-los na vida escolar de cada um deles. 

A importância da comunicação para uma educação que transforma

 

A Rede Cruzada trabalha visando promover a inclusão familiar na formação do aluno.

 

Fazemos isso porque nossa experiência na educação infantil nos mostra que quando uma criança percebe que a família prestigia e se interessa pelo aprendizado, ela se sente mais motivada e interessada em aproveitar os conteúdos escolares. 

 

Nesse sentido, trabalhamos para que:

  • a criança vivencie um pouco da escola em casa,
  • os pais convivam com seus filhos o ambiente escolar. 

 

Isso só é possível com uma comunicação clara e eficiente entre espaço educacional e família, e com a promoção de eventos que possibilitem essa integração entre alunos, educadores e familiares.

 

Nessa inclusão, aprendemos todos juntos e quem ganha é a sociedade que passa a ser formada por pessoas mais conscientes, atuantes, críticas e autônomas.

A construção de uma relação de confiança e produtiva

A educação que transforma deve ser vivenciada nos espaços de aprendizado e fortalecida no lar. 

Dessa forma, além de investirmos na educação, também priorizamos trazer os pais para perto de seus filhos no ambiente educacional e levar um pouquinho da Rede Cruzada para dentro das casas.

A comunicação inclusiva é a forma de estar com os responsáveis da criança e possibilitar a realização de atividades cooperativas, reflexivas, recreativas e solidárias.

Estamos constantemente realizando eventos que possibilitam o trabalho coletivo e a integração entre escola, alunos e familiares, sempre com o propósito de fortalecer as relações de amizade, cooperação e aprendizado mútuo. 

Esse é o jeito de ser da Rede Cruzada junto às famílias da nossa comunidade que acreditam no trabalho realizado e se transformam dia a dia com seus filhos.

Você pode ajudar a ampliar o número de famílias que transformam suas vidas sendo um investidor social da Rede Cruzada. Acesse o link e saiba como.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments