A primeira infância é marcada pelas descobertas, e o acompanhamento escolar é essencial para estimular esse processo.
É nesse período que a criança começa a compreender o seu papel no meio em que ela está inserida.
Para isso, ela precisa ser estimulada e acompanhada, pois nessa fase ela vai desenvolver habilidades, conhecimentos e fazer descobertas sobre si e sobre o mundo ao seu redor.
Continue lendo e saiba mais a respeito da importância do acompanhamento escolar durante a primeira infância.
O que caracteriza a primeira infância?
Esse conceito está registrado no Marco Legal da Primeira Infância e compreende o período que envolve a gestação, o nascimento e vai até os primeiros seis anos de vida.
Durante toda essa fase, a evolução do desenvolvimento se dá de forma muito rápida.
Estudos apontam que do período fetal até os dois anos, o cérebro infantil passa por um grande amadurecimento, o que faz com a criança potencialize a capacidade de absorção de tudo aquilo que a envolve.
Isso em especial acontece por meio do aprimoramento dos sentidos que são estimulados e possibilita que ela comece a se perceber no meio em que vive e também perceba os que vivem ao seu redor.
A partir dos 4 anos, ela já adquiriu uma certa autonomia, o que faz com que além de se expressar, ela já consiga também desenvolver atividades sozinhas, como desenhar, brincar, praticar algum esporte.
Toda a primeira infância é fundamental para:
- ela se descobrir como ser individual,
- a formação do ser humano,
- a construção da subjetividade,
- as interações sociais.
O acompanhamento escolar durante a primeira infância
O educador alemão Friedrich Froebel, criador do Jardim de Infância, comparava as crianças a uma planta em fase de formação, que exige cuidados regulares para que ela consiga crescer de forma saudável.
Entre esses cuidados está a educação, que é essencial nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento de um ser humano autônomo, criativo e inteligente.
Por isso, o acompanhamento escolar se faz necessário, especialmente nesse período.
Estamos falando de um monitoramento realizado por meio do brincar, do interagir e do descobrir.
Froebel nasceu em 1752, e para ele, na sua época, as brincadeiras eram consideradas o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
Não uma brincadeira que inclua apenas a diversão, mas uma metodologia que possibilite a autoeducação, o desenvolvimento e a autonomia, conceito que mais tarde ganhou força com Maria Montessori, a educadora e médica italiana.
Dessa forma, o acompanhamento escolar durante a primeira infância é essencial para ajudar na construção de habilidades sociais, no desenvolvimento da linguagem, na criação de rotina e responsabilidades da criança.
A educação infantil promovida pela Rede Cruzada
A Rede Cruzada acredita e investe na educação transformadora e atua para promover o desenvolvimento das crianças das comunidades atendidas.
Para isso, compreende que as famílias e os educadores precisam estar juntos nessa importante etapa.
Nosso jeito de ser é ajudar a atender aos pais e responsáveis que precisam de auxílio para educar seus filhos enquanto trabalham para prover o sustento familiar.
Acreditamos nessa ação transformadora e atuamos como foco na EDUCAÇÃO INFANTIL, que vai do berçário à pré-escola em tempo integral.
Nosso compromisso é promover o crescimento e a transformação das mais de 600 crianças atendidas, das suas famílias e da sociedade onde elas estão inseridas.
Formamos uma grande rede em que todos aprendem.
Conheça as unidades de atuação da Rede Cruzada e contribua com o acompanhamento escolar na fase mais importante da vida.