HOME / A importância do acompanhamento escolar durante a primeira infância

A importância do acompanhamento escolar durante a primeira infância

terça-feira, 27 de abril de 2021

TAGS:

A primeira infância é marcada pelas descobertas, e o acompanhamento escolar é essencial para estimular esse processo. 

É nesse período que a criança começa a compreender o seu papel no meio em que ela está inserida. 

Para isso, ela precisa ser estimulada e acompanhada, pois nessa fase ela vai desenvolver habilidades, conhecimentos e fazer descobertas sobre si e sobre o mundo ao seu redor. 

Continue lendo e saiba mais a respeito da importância do acompanhamento escolar durante a primeira infância.

O que caracteriza a primeira infância? 

Esse conceito está registrado no Marco Legal da Primeira Infância e compreende o período que envolve a gestação, o nascimento e vai até os primeiros seis anos de vida.

Durante toda essa fase, a evolução do desenvolvimento se dá de forma muito rápida.

Estudos apontam que do período fetal até os dois anos, o cérebro infantil passa por um grande amadurecimento, o que faz com a criança potencialize a capacidade de absorção de tudo aquilo que a envolve. 

Isso em especial acontece por meio do aprimoramento dos sentidos que são estimulados e possibilita que ela comece a se perceber no meio em que vive e também perceba os que vivem ao seu redor. 

A partir dos 4 anos, ela já adquiriu uma certa autonomia, o que faz com que além de se expressar, ela já consiga também desenvolver atividades sozinhas, como desenhar, brincar, praticar algum esporte. 

Toda a primeira infância é fundamental para:

  • ela se descobrir como ser individual,
  • a formação do ser humano,
  • a construção da subjetividade,
  • as interações sociais.

O acompanhamento escolar durante a primeira infância

O educador alemão Friedrich Froebel, criador do Jardim de Infância, comparava as crianças a uma planta em fase de formação, que exige cuidados regulares para que ela consiga crescer de forma saudável. 

Entre esses cuidados está a educação, que é essencial nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento de um ser humano autônomo, criativo e inteligente. 

Por isso, o acompanhamento escolar se faz necessário, especialmente nesse período. 

Estamos falando de um monitoramento realizado por meio do brincar, do interagir e do descobrir.

Froebel nasceu em 1752, e para ele, na sua época, as brincadeiras eram consideradas o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. 

Não uma brincadeira que inclua apenas a diversão, mas uma metodologia que possibilite a autoeducação, o desenvolvimento e a autonomia, conceito que mais tarde ganhou força com Maria Montessori, a educadora e médica italiana. 

Dessa forma, o acompanhamento escolar durante a primeira infância é essencial para ajudar na construção de habilidades sociais, no desenvolvimento da linguagem, na criação de rotina e responsabilidades da criança.

A educação infantil promovida pela Rede Cruzada

A Rede Cruzada acredita e investe na educação transformadora e atua para promover o desenvolvimento das crianças das comunidades atendidas. 

Para isso, compreende que as famílias e os educadores precisam estar juntos nessa importante etapa.

Nosso jeito de ser é ajudar a atender aos pais e responsáveis que precisam de auxílio para educar seus filhos enquanto trabalham para prover o sustento familiar.

Acreditamos nessa ação transformadora e atuamos como foco na EDUCAÇÃO INFANTIL, que vai do berçário à pré-escola em tempo integral. 

Nosso compromisso é promover o crescimento e a transformação das mais de 600 crianças atendidas, das suas famílias e da sociedade onde elas estão inseridas. 

Formamos uma grande rede em que todos aprendem.

Conheça as unidades de atuação da Rede Cruzada e contribua com o acompanhamento escolar na fase mais importante da vida. 

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments