Skip to content
Logo Rede Cruzada
  • Quem Somos
    • Manifesto
    • Propósito
    • Nossa História
    • Nosso time
    • ODS
    • Na Mídia
  • O que fazemos
    • Educação Infantil
    • Contraturno Escolar
    • Formação de Educadores
    • Outros projetos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Lives
  • Transparência
    • Relatório de atividades
    • Relatórios Financeiros
    • Estatuto Social
  • Contato
Menu
  • Quem Somos
    • Manifesto
    • Propósito
    • Nossa História
    • Nosso time
    • ODS
    • Na Mídia
  • O que fazemos
    • Educação Infantil
    • Contraturno Escolar
    • Formação de Educadores
    • Outros projetos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Lives
  • Transparência
    • Relatório de atividades
    • Relatórios Financeiros
    • Estatuto Social
  • Contato
Menu
Doe Agora
A importância do acompanhamento escolar durante a primeira infância

A primeira infância é marcada pelas descobertas, e o acompanhamento escolar é essencial para estimular esse processo. 

É nesse período que a criança começa a compreender o seu papel no meio em que ela está inserida. 

Para isso, ela precisa ser estimulada e acompanhada, pois nessa fase ela vai desenvolver habilidades, conhecimentos e fazer descobertas sobre si e sobre o mundo ao seu redor. 

Continue lendo e saiba mais a respeito da importância do acompanhamento escolar durante a primeira infância.

O que caracteriza a primeira infância? 

Esse conceito está registrado no Marco Legal da Primeira Infância e compreende o período que envolve a gestação, o nascimento e vai até os primeiros seis anos de vida.

Durante toda essa fase, a evolução do desenvolvimento se dá de forma muito rápida.

Estudos apontam que do período fetal até os dois anos, o cérebro infantil passa por um grande amadurecimento, o que faz com a criança potencialize a capacidade de absorção de tudo aquilo que a envolve. 

Isso em especial acontece por meio do aprimoramento dos sentidos que são estimulados e possibilita que ela comece a se perceber no meio em que vive e também perceba os que vivem ao seu redor. 

A partir dos 4 anos, ela já adquiriu uma certa autonomia, o que faz com que além de se expressar, ela já consiga também desenvolver atividades sozinhas, como desenhar, brincar, praticar algum esporte. 

Toda a primeira infância é fundamental para:

  • ela se descobrir como ser individual,
  • a formação do ser humano,
  • a construção da subjetividade,
  • as interações sociais.

O acompanhamento escolar durante a primeira infância

O educador alemão Friedrich Froebel, criador do Jardim de Infância, comparava as crianças a uma planta em fase de formação, que exige cuidados regulares para que ela consiga crescer de forma saudável. 

Entre esses cuidados está a educação, que é essencial nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento de um ser humano autônomo, criativo e inteligente. 

Por isso, o acompanhamento escolar se faz necessário, especialmente nesse período. 

Estamos falando de um monitoramento realizado por meio do brincar, do interagir e do descobrir.

Froebel nasceu em 1752, e para ele, na sua época, as brincadeiras eram consideradas o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. 

Não uma brincadeira que inclua apenas a diversão, mas uma metodologia que possibilite a autoeducação, o desenvolvimento e a autonomia, conceito que mais tarde ganhou força com Maria Montessori, a educadora e médica italiana. 

Dessa forma, o acompanhamento escolar durante a primeira infância é essencial para ajudar na construção de habilidades sociais, no desenvolvimento da linguagem, na criação de rotina e responsabilidades da criança.

A educação infantil promovida pela Rede Cruzada

A Rede Cruzada acredita e investe na educação transformadora e atua para promover o desenvolvimento das crianças das comunidades atendidas. 

Para isso, compreende que as famílias e os educadores precisam estar juntos nessa importante etapa.

Nosso jeito de ser é ajudar a atender aos pais e responsáveis que precisam de auxílio para educar seus filhos enquanto trabalham para prover o sustento familiar.

Acreditamos nessa ação transformadora e atuamos como foco na EDUCAÇÃO INFANTIL, que vai do berçário à pré-escola em tempo integral. 

Nosso compromisso é promover o crescimento e a transformação das mais de 600 crianças atendidas, das suas famílias e da sociedade onde elas estão inseridas. 

Formamos uma grande rede em que todos aprendem.

Conheça as unidades de atuação da Rede Cruzada e contribua com o acompanhamento escolar na fase mais importante da vida. 

AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Outros
textos

As transformações que acontecem no encontro da água com a terra

23/05/2023

O Desemparedamento e os Quintais Brincantes

25/04/2023

Por uma prática pedagógica integral e integrada

29/03/2023
Logo Rede Cruzada
Increva-se na nossa newsletter:
Instagram Twitter Youtube Linkedin
Quem somos
  • Manifesto
  • Propósito
  • Nossa história
  • Nosso time
  • ODS
  • Na mídia
  • Premiações
O que fazemos
  • Educação infantil
  • Contraturno escolar
  • Formação de educadores
  • Centro de convivência de idosos
Contato
  • Entre em contato
  • Trabalhe conosco
Transparência
  • Relatório de Atividades
  • Relatórios financeiros
  • Governança
Acontece agora
  • Blog
  • Lives
  • Artigos
  • (21) 2213-2737
  • Av. Pastor Martin Luther King Jr, no. 126 - Dek 2 G4 - 20765-000 - Del Castilho - Rio de Janeiro - RJ
  • Quem Somos
    • Manifesto
    • Propósito
    • Nossa História
    • Nosso time
    • ODS
    • Na Mídia
  • O que fazemos
    • Educação Infantil
    • Contraturno Escolar
    • Formação de Educadores
    • Outros projetos
  • Conhecimento
    • Blog
    • Lives
  • Transparência
    • Relatório de atividades
    • Relatórios Financeiros
    • Estatuto Social
  • Contato