HOME / Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: veja as ações da Rede Cruzada

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: veja as ações da Rede Cruzada

quarta-feira, 14 de abril de 2021

TAGS:

Em setembro de 2015 foram definidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Desde então, todos os 183 países que são membros da ONU estão modificando os seus processos para construir um mundo melhor para as gerações futuras.

Existem dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que se separam em quatro dimensões:

 

  • ambiental: foca tanto em programas de preservação quanto de reversão das ações humanas,
  • econômica: diz respeito aos recursos naturais, o consumo de energia elétrica e a produção de resíduos,
  • institucional: aborda a relação entre a sustentabilidade e a adoção de estratégias e políticas adequadas para os seus fins,

 

  • social: relacionada à saúde, educação, justiça e qualidade de vida de todos.

Nós, da Rede Cruzada, nos comprometemos com cinco metas da Agenda 2030 e, desde 2018, desenvolvemos projetos com as crianças que as contemplam. Continue lendo e saiba mais.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a Rede Cruzada se compromete?

Dentre os cinco que citamos, três deles são relacionados com a dimensão social e dois com a econômica:

Erradicação da pobreza

A erradicação da pobreza sempre foi uma das nossas missões. Nós buscamos o cumprimento dessa meta por meio da educação como agente de ascensão social.

Por meio de aulas empoderadoras, contextualizadas e com temáticas atuais, possibilitamos que os nossos alunos tenham uma formação completa e se sintam preparados para dar o

próximo passo na sua carreira, seja procurar um trabalho na área que se interessam, fazer um curso técnico ou se sentirem pertencentes a determinada graduação.

Pesquisas como a realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia mostram que a educação impulsiona a mobilidade social e diminui a desigualdade de oportunidades.

Saúde e bem-estar

A saúde e bem-estar é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que também fazem parte da nossa rotina.

Por meio de esportes, da cultura e da arte, nós incentivamos o desenvolvimento físico e mental dos alunos, promovendo valores como:

  • responsabilidade,
  • respeito ao próximo,
  • visão de equipe,
  • cidadania,
  • superação.

Além disso, essa educação ainda faz com que as crianças e jovens se sintam melhores consigo mesmos e tenham momentos de lazer de qualidade semanalmente.

Educação de qualidade

Promover uma educação equitativa, inclusiva e de alta qualidade também é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que nós seguimos diariamente.

Um exemplo foi o projeto “Novos Sabores” que foi iniciado em 2018 e tinha como objetivo propiciar uma aprendizagem significativa por meio de brincadeiras e atividades prazerosas, estimulando a experimentação de novos sabores para a construção de hábitos alimentares saudáveis. 

Os impactos foram de grande relevância. Nós notamos uma melhor aderência das crianças aos alimentos saudáveis e maior integração entre elas.

Outro exemplo é um projeto que desenvolvemos desde 2017 que busca aproveitar o espaço externo das nossas unidades, mostrando para as crianças a importância da natureza para o desenvolvimento sustentável e criando oportunidades de uma infância saudável.

Algumas atividades que foram desenvolvidas são:

  • compromisso de regar as plantas,
  • contação de histórias à sombra das árvores,
  • picnic ao ar livre,
  • banho de chuveiro na grama,
  • brincadeiras heurísticas.

Trabalho decente e crescimento econômico

Esse é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que está na dimensão econômica e visa diminuir as pessoas vivendo na linha de pobreza.

Nós temos um projeto de educação profissional e formação continuada que foca em jovens e adultos que desejam se qualificar para entrar no mercado de trabalho.

Oferecemos cursos com entidades reconhecidas e certificadoras, como:

  • SESI,
  • SENAI,
  • SESC,
  • SEBRAE.

Redução das desigualdades

Esse objetivo acaba complementando todos os outros e também é uma meta que compartilhamos com a Agenda 2030.

Todos os nossos projetos visam reduzir as desigualdades sociais por meio da educação, possibilitando que as crianças e jovens possam se desenvolver e melhorar a vida de suas famílias.

Se você quer apoiar o nosso compromisso sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, torne-se um Investidor Social. Sua doação contribui para apoiar e assistir famílias vulneráveis e permite continuarmos oferecendo uma educação de qualidade.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments