HOME / A presença marcante da Rede Cruzada transformando vidas no Rio

A presença marcante da Rede Cruzada transformando vidas no Rio

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

TAGS:

Há um século, as comunidades do Rio de Janeiro sempre têm por perto a presença marcante da Rede Cruzada. 

Jamais deixamos de acreditar que uma pequena atitude faz uma grande diferença na transformação das pessoas que nos procuram. 

Por isso, nossas ações se estendem nas mais diversas áreas e estamos inseridos em diversas regiões da cidade maravilhosa. 

Nosso objetivo sempre foi o de promover a cidadania, mais qualidade de vida e a educação transformadora a todos os nossos assistidos. 

Conheça as ações realizadas pela Rede Cruzada e como marcamos presença impactando e transformando vidas no Rio de Janeiro e ao seu redor lendo nosso post.

O jeito de ser da Rede Cruzada no Rio de Janeiro

A semente inicial foi plantada em 1920, com o surgimento da Cruzada Nacional Contra a Tuberculose, que tinha como objetivo auxiliar para a erradicação da tuberculose infantil.

Mais tarde, chegou a hora de nos fazermos presentes como agentes transformadores nas vidas das crianças em situação de rua dos arredores da vizinha Petrópolis e do Rio de Janeiro, com a Cruzada do Menor.

Em 1993, o mundo ficou em choque com a chacina da Candelária, quando oito jovens em situação de rua foram executados pela Polícia Militar. 

Esse fato nos levou a uma profunda análise em relação ao trabalho que vinha sendo realizado. 

A partir disso, verificou-se a necessidade da implantação sob uma nova ótica pedagógica de um projeto social que fosse voltado para atender crianças, adolescentes e idosos.

Desde então, milhares tiveram suas vidas transformadas nas mais diferentes regiões do Rio de Janeiro.

As ações da Rede Cruzada no estado do Rio de Janeiro

A Rede Cruzada acredita que somente a educação consegue transformar e dar dignidade, mudando a trajetória e a histórias das famílias. 

Hoje, desenvolvemos diferentes projetos sociais em diversos locais da cidade e estamos presentes nas vidas das pessoas em todas as fases.

Esses projetos são:

Casa Emilien Lacay

A Casa Emilien Lacay fica em Jacarepaguá e atua no regime de:

  • creche,
  • pré-escola integral,
  • centro de convivência para idosos.

Aqui, a Rede Cruzada marca presença na rotina de mais de 200 crianças, entre dois a cinco anos, e 63 idosos. 

Como diferencial, promove um trabalho intergeracional, ou seja, as atividades socioculturais e recreativas são vivenciadas de forma compartilhada entre os idosos e as crianças. 

Essa forma de convivência permite uma troca de afeto recíproca, curiosidades mútuas e respeito entre todas as idades.  

Plantando o Amanhã

Plantando o Amanhã está instalado na unidade de Del Castilho e está em atuação há 25 anos. 

Nesse período, já foram mais de sete mil pessoas que tiveram seus futuros mudados pelas ações do projeto coordenado pela Rede Cruzada.

Atualmente, essa unidade acolhe:

  • 233 crianças, entre quatro meses e cinco anos,
  • 514 adolescentes, jovens e adultos.

Lá investe-se na educação pelo esporte e na profissionalização, inclusive encaminhando nossos jovens ao mercado de trabalho para o primeiro emprego, por meio de parcerias firmadas. 

Casa de Leylá

Aqui, a Rede Cruzada se faz presente na vida das pessoas da região de Sampaio. 

Essa unidade foi inaugurada em 2014 e, atualmente, atende 118 crianças de quatro meses a quatro anos, que se dividem entre a creche e a pré-escola integral.

Também são atendidos nessa unidade 50 jovens em contraturno escolar, que têm acesso à educação por meio de arte e cultura. 

CEI Daschú

Desde 2012, a Rede Cruzada também marca presença na vida da população de São José do Vale do Rio Preto.

A unidade foi inaugurada para suprir uma carência verificada na cidade em relação às creches gratuitas e em tempo integral, o que dá possibilidade para que os pais trabalhem com mais tranquilidade e segurança. 

Já são 73 crianças, entre dois a quatro anos, que têm a possibilidade de contar com o serviço de creche e pré-escola em período integral em um ambiente seguro e com atividades pedagógicas e socioculturais.

Todas as unidades e atividades só são possíveis graças ao empenho do nosso quadro de colaboradores, parceiros e investidores sociais.

Acesse o site da Rede Cruzada, conheça mais de perto cada projeto e saiba como você também poderá ajudar a expandir nossas atividades para transformarmos mais vidas juntos.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments