Apesar de já termos alcançado conquistas importantes na redução das desigualdades sociais, ainda há muito o que fazer e o investidor social tem papel fundamental nisso.
Recentemente foi divulgado o relatório da Plataforma dos Centros Urbanos, que mostra a evolução das desigualdades sociais na cidade do Rio de Janeiro e mais algumas capitais brasileiras.
Os resultados mostram que o trabalho e esforço empreendidos pelas iniciativas públicas e por instituições sociais, como a Rede Cruzada, têm valido a pena e vêm transformando realidades.
Também aponta que ainda há muito o que se trabalhar para de fato termos mais vidas transformadas e uma sociedade mais justa.
Conheça os dados do infográfico sobre a evolução das desigualdades sociais no Rio de Janeiro e como você pode
contribuir para melhorarmos os índices, sendo um investidor social.
A Plataforma dos Centros Urbanos
A Plataforma dos Centros Urbanos, PCU, é uma iniciativa de cooperação da UNICEF em parceria com governos e outros órgãos de 10 capitais brasileiras: Recife, Salvador, Fortaleza, Maceió, São Luís, Belém, Manaus, Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro.
A PCU 2017/2020 visa garantir os direitos às crianças e adolescentes, mais afetados pelas desigualdades sociais, nas respectivas cidades.
Para isso, a UNICEF acompanha a gestão municipal competente, mobilizando e empregando esforços em colaborar para a solução dos problemas mais emblemáticos que caracterizam a desigualdade social, que são:
- a promoção dos direitos da primeira infância,
- promoção dos direitos sexuais e os direitos reprodutivos de adolescentes,
- redução dos homicídios de adolescentes,
- enfrentamento à exclusão escolar.
Desigualdades sociais no Rio de Janeiro
Para você que é investidor social, é importante saber que os resultados do Rio de Janeiro nos animam a prosseguir na tarefa de promover a educação que transforma.
Os dados apontam que no período compreendido entre 2016 e 2019 houve conquistas importantes que estão relacionadas à:
- prevenção e redução da gravidez na adolescência,
- redução da taxa de mortalidade neonatal em regiões que detinham altos índices,
- diminuição de 12% da incidência de sífilis congênita,
- recuo de 0,8% do abandono escolar no ensino fundamental,
- a cobertura da pré-escola para as crianças na cidade atingiu a taxa 97,3%.
A estimativa é que em média 6 mil estudantes continuaram na escola em 2019, considerando a taxa de abandono em 2016.
Em relação à pré-escola, é importante frisar que a previsão do Plano Nacional de Educação é que 100% das crianças de 4 e 5 anos devem estar matriculadas até 2024, a média nacional atualmente é de 93,8%.
Ser investidor social é ajudar a transformar vidas
Apesar das conquistas, alguns aspectos importantes do relatório precisam ser mencionados.
Se formos considerar que o recuo do abandono escolar foi de 0,8%, taxa bem abaixo da estimativa calculada pela Plataforma dos Centros Urbanos, que era de 1,94%, verificamos que muito ainda precisa ser feito para que a totalidade desses alunos concluam o ano letivo.
Também verificamos que quase 3% das crianças moradoras da cidade que têm entre 4 e 5 anos ainda não têm acesso à pré-escola.
Por isso, além do esforço do poder público, é preciso que instituições como a Rede Cruzada amplie seus projetos e seus espaços para acolher mais e melhor e, para isso, precisamos do investidor social.
Por que ser investidor social da Rede Cruzada?
A Rede Cruzada é uma instituição social que acredita que a educação é o agente transformador de vidas, que por sua vez transforma toda uma sociedade.
Nosso jeito de ser é atuar com foco na educação infantil, atendendo do berçário à pré-escola em tempo integral.
Também oferecemos cursos profissionalizantes, atividades culturais e esportivas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, das comunidades vizinhas nas regiões onde estamos instalados.
A sua contribuição nos fortalece para continuarmos os projetos que levam a educação que transforma adiante e para mais pessoas.
Acesse nosso site e saiba como se tornar um investidor social e contribua com os projetos da Rede Cruzada promovendo a educação como meio para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade em que ele está inserido.