Núcleo Pedagógico
O período da adaptação é muito importante na vida escolar. Este processo requer muita atenção e acolhimento, para a criança que se encontra iniciando a vivência em um ambiente totalmente diferente, com pessoas desconhecidas, fora do seu núcleo familiar; da mesma forma que para as famílias, que necessitam entender sua importância neste processo de construção de vínculos. A Rede Cruzada acredita em uma adaptação acolhedora, onde o olho no olho, o toque, a presença, a confiança e a segurança são fatores primordiais para uma construção de laços fortes e permanentes entre crianças e equipe; entre famílias e Instituição. Dentro desta perspectiva, entendemos que o acolhimento das inseguranças destes sujeitos: as famílias e as crianças é de grande importância para a construção desses vínculos.
Em um artigo publicado pela Instituição Avisa lá https://avisala.org.br/ levantou-se uma reflexão sobre a visão assistencialista e preconceituosa que ainda existe em relação ao processo de adaptação de famílias e crianças que estão em maior vulnerabilidade social e econômica. Existe um discurso por vezes explícito, outras velado, que propaga a ideia de que “(…) na medida em que mães e crianças de baixa renda já estão acostumadas a sofrer, qualquer lugar do mundo é melhor do que suas casas e que quem precisa do serviço deve submeter-se, sem atrapalhar muito.” (ORTIZ, Cisele, 2000)
Defendemos que a Educação, longe de ser um favor, seja sim um direito de todas as crianças e, sendo assim, o acolhimento se inicia antes mesmo da chegada das crianças à unidade. Atuamos na organização das salas, na escolha de livros de histórias, músicas e brinquedos de acordo com cada faixa etária. Oferecendo assim, um ambiente interessante, agradável e acolhedor. Entendemos que os educadores iniciam o processo de aprendizagem com as crianças desde a chegada delas, recepcionando-as com carinho e demonstrando que são bem-vindas e que estão em um lugar seguro.
Compreendemos que cada um tem um tempo próprio nesta caminhada (famílias e crianças), portanto devem ser acolhidos por todos da equipe. Uma boa conversa, estar ao lado, ter escuta e fazer as famílias compreenderem que cada criança tem seu próprio tempo ajuda na construção desta relação de confiança e respeito. Cuidamos com muito carinho deste processo pois entendemos que estas crianças estão saindo de seus espaços de segurança e da sua zona de conforto, sendo introduzidos em um novo ambiente. As educadoras procuram estar presentes de forma integral mostrando empatia, afeto e paciência com o processo de cada um. Entendemos que o processo de adaptação é um indicador importante no que diz respeito à qualidade das relações que estão sendo construídas dentro do espaço educacional. Até o próximo mês!

Referência:
ORTIZ, Cisele. Entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, São Paulo, Edição # 02 de janeiro de 2000, p. Disponível em: , https://avisala.org.br/index.php/assunto/jeitos-de-cuidar/entre-adaptar-se-e-ser-acolhido/ .
Núcleo Pedagógico: Isis Flora (Gerente Pedagógica da Rede Cruzada), Alexandra Franca (Assistente Pedagógica da unidade CDD), Camila Novaes (Assistente Pedagógica do contraturno da unidade SNA) Carla Souza (Assistente Pedagógica da unidade Riachuelo), Marianna Freitas (Assistente Pedagógica da unidade SNA), Simone Francisco (Assistente Pedagógica da unidade de SJVRP) e Tião Guerra (Consultor Pedagógico da Rede Cruzada.