Isis Flora (Gerente pedagógica da Rede Cruzada)
“Somos únicos e somos múltiplos, somos uma riqueza de possibilidades. E podemos nos conectar, nos compreender, nos comunicar, interagir…Nos constituir em comunidades, grupos, sociedades, civilizações…”
(TRINDADE, 2008a, p. 8 apud SILVA, 2021, p. 74).
Quando uma criança ou um adolescente chega em uma unidade escolar, sabemos que vem acompanhadosde experiências e vivências que falam sobre elas e sobre a comunidade na qual estão inseridas. Assim, elas trazem em seus corpos marcas de experiências vividas em sua família, em sua casa, na sua rua, com os adultos que convivem e também com seus amigos. As crianças, os adolescentes e as educadoras e educadores chegam repletos de saberes, histórias e conhecimentos, porque toda a sua trajetória nos interessa. A cada um que chega abre-se um mundo de possibilidades, trocas e conteúdos. Enfim, um mundo de aprendizagens e conexões acontecem no chão da escola.
A Rede Cruzada acredita e promove uma educação integral e integrada, abraçando a pluriversidade que este olhar e a escuta ativa e afetiva proporciona. Mas o que significa uma educação integral e integrada na prática?
A educação integral compreende o desenvolvimento e as potências das crianças e adolescentes em todas as suas dimensões. Então, nosso olhar para esses sujeitos de forma intencional está sempre vinculado ao objetivo de garantir o desenvolvimento físico, intelectual, emocional, e as relações culturais, sociais, territoriais
Já a educação Integrada, abrange as relações que são tecidas entre a instituição e todos os demais envolvidos no processo de aprendizagem (crianças, adolescentes, famílias e comunidade). Nossos projetos pedagógicos são construídos a partir da escuta individual e coletiva, ou seja, estudantes atuam como protagonistas dos seus processos de aprendizagem. Portanto, o centro de nossas relações são tecidas com respeito, afetividade, ludicidade e circularidade que também transbordam e criam base para as noções de construção dos seus projetos de vida, por exemplo.
Acreditamos que nossos corpos, e nós como pessoas, somos territórios de memórias e que precisamos cuidar destas que desejamos cultivar/semear em cada criança e adolescente. A partir desta intenção, a de construir memórias, a elaboração do planejamento de forma integrada nos permite pensar e refletir sobre as intencionalidades que temos com cada uma das propostas lançadas.

A partir de reflexões profundas realizadas nos encontros do Núcleo Pedagógico da Rede Cruzada, nasceu a nossa árvore lógica¹ com os nossos sonhos, partilhas e escutas para a caminhada pedagógica que a gente acredita. O tema inspiracional anual refletirá o nosso caminhar através das épocas, que se desdobram em projetos, contextualizando as atividades que serão realizadas no chão da escola. O tema anual deste ano é Na relação com a natureza, encontro o outro, e dentro dele existem quatro épocas; cada uma das épocas está ligada a uma estação do ano e a um elemento da natureza (água, terra, ar e fogo). Para cada uma das épocas elaboramos projetos ligados ao elemento da natureza correspondente, que reverbera em atividades que acontecem no cotidiano escolar. As atividades trazem possibilidades de investigação, exploração ao ar livre, manuseio de diversos materiais, ampliação da literatura e da cultura e valorização dos saberes e hipóteses que são levantadas no ambiente escolar.
Para ilustrar esse trabalho, compartilho algumas imagens que nos mostram como o chão da escola pulsa de forma intensa, única e repleta de saberes e trocas essenciais para a construção de uma educação que vê na criança e no adolescente o protagonista do próprio processo de aprendizagem.

SILVA, Gisele Rose da. Azoilda Loretto de Trindade: o Baobá dos valores civilizatórios afro-brasileiros. 1ª edição. Rio de Janeiro: Metanoia, 2021.
¹ A ilustração da árvore lógica foi realizada pelo Rodrigo Bueno é ilustrador, designer gráfico, pedagogo e pai de gêmeas. Publica quadrinhos autobiográficos sobre as aventuras da paternidade no perfil @diario_ilustrado
Isis Flora é mestre em educação e psicopedagoga. Atua como gerente pedagógica da Rede Cruzada.