HOME / Live com Luciano Ramos, consultor do Instituto Promundo

Live com Luciano Ramos, consultor do Instituto Promundo

terça-feira, 10 de agosto de 2021

TAGS:

O convidado Luciano Ramos, Especialista em masculinidades, paternidades e saúde do homem e Consultor do Instituto Promundo.

Renato Senna, Gerente Geral da Rede Cruzada e Luciano Ramos, conversam sobre Paternidade ParticipAtiva.

Luciano conta que não teve uma paternidade positiva. “Quando nós nascemos meu pai foi embora, ele ainda deixou a minha mãe na maternidade sozinha para buscar algumas coisas e não voltou mais, sumiu”. Luciano ressalta que passou a vida inteira em busca de uma figura materna e diz que sempre é feito um movimento controverso que é negar a importância da paternidade e dá um exemplo de fala “não imagina, minha mãe deu conta dos dois” e diz que esse movimento é feito como algo necessário e que depois é feito um ciclo de busca dessa imagem paterna.

Ao mesmo tempo que negamos, a gente busca por uma figura paterna que corresponda a essa paternidade que não esteve presente. Compulsoriamente, as mulheres são levadas para o lugar da maternidade, mas os homens não são levados para o lugar da paternidade.

O especialista afirma que as mulheres são levadas, desde muito nova, a exercer relação de cuidado. Seja de uma irmã que cuida do irmão mais novo ou uma irmã mais nova que cuida do irmão mais velho. Luciano conta que quando começou a trabalhar na Associação Brasileira Terra dos Homens, fez parte de um projeto sobre Gestantes Adolescentes e Jovens e ele chama a atenção para um questão: as meninas não chegavam com os seus parceiros e além de englobar todas as questões de ser mãe na adolescência, não tinham o apoio do pai da criança.

Dê play e acompanhe a íntegra a conversa dos educadores.

Quer saber mais novidades sobre a Rede Cruzada? Siga a gente nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn 

Venha conosco criar um futuro melhor para todos. Seja um Investidor Social e apoie a educação como agente transformador!

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments