A convidada dessa live é Ana Paula Tavares, CEO da agência Aporama Inovação Digital, doutoranda em Transformação Digital pela FGV e Consultora da Rede Cruzada.
Renato Senna, Gerente Geral da Rede Cruzada e Ana Paula Tavares, conversam sobre Comunicação Digital no 3º setor: Como engajar as pessoas para fazer o bem?
Ana Paula Tavares destaca que o conceito de marketing vai além de vender um produto ou serviço. O marketing também é sobre gerar valor, seja para um negócio ou para aquilo que está disposto a promover e foi depois disso que a consultora decidiu ingressar no universo digital.
Renato pergunta a Consultora se o marketing tradicional já está ensinando as pessoas do mundo social que o que eles estão tentando fazer é o que tem de melhor para promover, que são causas.
Sim, certamente. Eu sempre digo que muitas empresas buscam conteúdo para poder promover uma imagem positiva e as organizações do 3º setor tem isso de sobra. Elas precisam aprender a comunicar as causas para que mais pessoas possam entender o significado daquilo e colaborar.
A CEO destaca que a pandemia nos colocou uma lente e afirma que estamos passando por uma mudança de valores na sociedade. “Existe uma busca muito grande pelas empresas para que a sociedade aceite elas de uma forma melhor”. Ana cita a importância de ter comportamentos mais sustentáveis, ações de inclusão, de diversidade e diz que são coisas que estão sendo cobradas na implementação interna das organizações.
Senna pergunta a Ana Paula: “Como eu vou divulgar para o mundo que é bom fazer o bem e para continuar fazendo bem, é preciso que outras pessoas tenham um adesão a esse trabalho. Se eu não divulgo, como elas vão saber que podem contribuir? Porque você acha que ainda tem esse pudor, em muitos segmentos do 3º setor, de comunicar, promover e atrair pessoas as suas causas? ”
A consultora diz que vê 2 movimentos. O primeiro atrelado ao histórico de doações no Brasil, interligado a fé e religião. Afirma que de uns tempos pra cá houve uma mudança no perfil do doador e das organizações e com isso, o perfil de pessoas que querem fazer o bem também foi modificado.
Mais de 70% dos doadores buscam informação antes de doar e 60% doam de forma recorrente quando eles recebem informações sobre as atividades que aquelas ações estão tendo para a sociedade.
Então, por um lado você tem esse movimento de mudança de paradigma e por um outro lado você tem essa questão “eu estou fazendo o bem, pra que eu preciso contar?”.
Quando você divulga, além de promover, você desperta nas pessoas esse desejo de trocar informações e de conversar mais sobre isso.
Dê play e acompanhe a íntegra a conversa dos educadores.
Quer saber mais novidades sobre a Rede Cruzada? Siga a gente nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn
Venha conosco criar um futuro melhor para todos. Seja um Investidor Social e apoie a educação como agente transformador!