“Sobre crianças, histórias, registros e memória

Débora Oliveira 

A Documentação Pedagógica consiste no acompanhamento dos contextos investigativos vividos e dos diferentes processos de aprendizagem das crianças, possibilitando caminhos para a construção de narrativas, reflexões críticas sobre a prática docente e o compartilhamento de saberes. Documentar é o ato de produzir registros.  

Os registros se tornam documentos daquilo que se quer comunicar. A documentação pedagógica, por sua vez, envolve o modo de refletir, fazer e narrar as vivências. No ato de registrar existe intencionalidade pedagógica que assegura que os processos vividos não se percam de vista e de sentido, mas que possam ser vistos, refletidos, revisitados e compartilhados.  

Para acompanhar e comunicar as vivências de nossas crianças, é imprescindível que consigamos despertar nossas sensibilidades, compreendendo que a criança vive o tempo do encantamento das coisas, da curiosidade pelo desconhecido, da inauguração do mundo, como quem acabara de chegar.  

Assim, por meio do silêncio observador, da presença verdadeira, da disponibilidade do sentir e da lente pedagógica para aquilo que se vê é possível enxergar sutilezas, tornar visível o encoberto, reconhecer as subjetividades, narrar o cotidiano, construir memória e (re)criar significados. 

Que os nossos registros possam testemunhar e celebrar lindas histórias. 

 

Por: Débora Oliveira, Assistente de Documentação Pedagógica, acompanha processos de construção e aprendizagens na Educação Infantil.

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