HOME / Dia da Caridade: faça o bem sem olhar a quem!

Dia da Caridade: faça o bem sem olhar a quem!

segunda-feira, 19 de julho de 2021

TAGS:

A caridade também tem seu dia e ele é comemorado anualmente em 19 de julho. 

Ele foi instituído em 1966 pelo então presidente da república Humberto Castelo Branco. Na época, visava fortalecer e reforçar o altruísmo entre os brasileiros.

Atualmente, a data também serve para destacar a importância das doações para que instituições, que se propõem a transformar vidas, possam manter e ampliar suas ações.

Da mesma forma que enfatiza a necessidade da prática da solidariedade para a transformação social de uma sociedade e os efeitos positivos que promove no doador.

Continue a leitura e sabia mais sobre a importância em ser doador e fazer o bem!

O que é fazer caridade?

A caridade é o amor em ação. Tudo que deriva do amor é individual e voluntário de cada pessoa.

Isso quer dizer que a caridade é uma doação de si para o outro, sem pedir ou esperar nada em troca e isso pode ser feito de várias formas.

Uma maneira é doar o seu tempo para ouvir, levar um abraço ou uma palavra de consolo a quem precisa.

Atualmente, o Brasil contabiliza 19 milhões de pessoas com dificuldades para prover o alimento diário e uma forma de praticar o bem está em oferecer uma cesta básica ou um prato de comida.

É importante lembrar que doar sangue também é um ato que pode salvar vidas, assim como adotar crianças e animais é uma forma de cuidar do próximo, entre outras ações nobres de caridade.

Ajudar financeiramente as ONGs e demais instituições sociais, como a Rede Cruzada, também é uma forma de auxiliar para a transformação de vidas de crianças, adolescentes, jovens, idosos e familiares de toda uma comunidade.

As doações financeiras são essenciais para que essas entidades continuem ou ampliem suas atividades, além de ser uma oportunidade do investidor social fazer o bem. 

O crescimento das doações financeiras em 2020 no Brasil

A crise que ocorreu no nosso país em virtude da pandemia anunciada desde março de 2020 aumentou a solidariedade nos brasileiros. 

Segundo o Nubank, o primeiro banco digital do Brasil, no ano passado houve um aumento de 295% no número de pessoas que usaram o cartão da instituição para fazer doações monetárias.

Aqui nós destacamos novamente que as doações financeiras são essenciais para que as entidades possam dar continuidade e ampliar seus projetos nas comunidades em que estão inseridas. 

Na Rede Cruzada, por exemplo, tivemos o projeto SOS Famílias, que permitiu alimentar dezenas de famílias que passaram por dificuldades durante esse período tão crítico.

A doação, além de contribuir com quem recebe, ajuda também quem doa.

Efeitos positivos da doação financeira

Existem alguns fatores que levam uma pessoa a desejar doar para uma instituição como a Rede Cruzada e um deles é porque ela confia no trabalho realizado e na credibilidade da entidade.

Doar valores também é uma oportunidade para todo aquele que não tem possibilidades de fazer um trabalho voluntário e praticar a caridade. 

Além disso, ser caridoso promove efeitos positivos no doador.  Alguns deles são:

  • dar mais valor e significado a sua vida,
  • motivar amigos e familiares a também doarem,
  • ter deduções fiscais,
  • sentir que está fazendo a diferença na vida de alguém e de uma comunidade.

Como você pode ajudar a Rede Cruzada

Nossos projetos são mantidos graças à contribuição de nossos apoiadores, pessoas físicas e jurídicas que acreditam no nosso trabalho e na educação como a agente transformadora de vidas e da sociedade em geral.

Aproveite o Dia da Caridade e comece a ser um apoiador da Rede Cruzado e faça a diferença na vida do seu próximo. 

Sua contribuição pode ser mensal, em milhas ou de uma única vez. Acesse nosso site e escolha a melhor forma de contribuir e fazer o bem.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments