HOME / Semana da Educação Infantil 2021 na Rede Cruzada: Confira como foi

Semana da Educação Infantil 2021 na Rede Cruzada: Confira como foi

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

TAGS:

A Semana da Educação Infantil – SEI é um período dedicado a ações que promovam a valorização da etapa da Educação Infantil e do seu público alvo – crianças na primeira infância – e as suas especificidades nos modos de ser-estar-significar o mundo. Ela foi instituída pela Lei Federal Nº 12.602/2012 e deve acontecer, anualmente, na semana que compreende à data de 25 de agosto, dia este que se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Zilda Arns. Seu objetivo principal é promover a conscientização da sociedade a respeito do direito fundamental das crianças ao acesso e à vivência de uma Educação Infantil com qualidade.

As atividades da Semana da Educação Infantil na Rede Cruzada tiveram como pano de fundo nosso projeto anual “Da Primeira Infância a Terceira Idade: a Potência de Aprender Brincando” e nosso subprojeto bimestral “Criatividade: As Artes a Serviço do Brincar.” Promover a arte na Educação Infantil é possibilitar, dar liberdade, explorar  as potências de criação para que venham a contribuir na aprendizagem. A  expressão artística permite a ação entre o cognitivo e o afetivo, facilitando a  espontaneidade, criatividade, autonomia, autoconfiança e imaginação. A linguagem artística fornece elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança tanto no cognitivo como no cultural e social. A arte e o brincar estão interligados em suas ações, pois a brincadeira se  faz presente na arte, e a arte está presente no brincar.

Além disso, no mesmo período da SEI, as equipes pedagógicas das nossas unidades localizadas no município do Rio de Janeiro, participaram da XII Jornada Pedagógica da Educação Infantil, promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A JPEI é um período dedicado à formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Ela é promovida anualmente e as suas temáticas trazem assuntos em destaque no campo educacional da atualidade, importantes para a reflexão dos profissionais e toda a comunidade escolar, com vistas à promoção da qualidade da Educação Infantil. E esses desafios, que se impuseram frente à nossa vida pessoal e profissional, nos impelem a pensarmos a nossa atuação docente nesse período.

Algumas atividades realizadas nas nossas unidades na Semana da Educação Infantil:

  • CEI Daschu – unidade São José do Vale do Rio Preto: Instalado em um ambiente repleto de uma natureza exuberante, o CEI Daschu privilegiou as atividades ao ar livre onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar seus “quintais” e de misturar aos elementos da natureza com muita arte e alegria. 

  • Casa Emilien Lacay – unidade Jacarepaguá: A Casa Emilien Lacay explorou as atividades artísticas e as brincadeiras ao ar livre estimulando o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada criança. Além disso, aproveitando o mês do folclore, proporcionou uma apresentação do Sítio do Pica Pau Amarelo organizado e executado pela equipe da unidade e pelos idosos integrantes do Centro de Convivência que funciona no mesmo local.

  • Plantando o Amanhã – unidade Del Castilho: A equipe pedagógica do Plantando o Amanhã preparou uma série de atividades que foram desde jogos até produções artísticas contribuindo para o desenvolvimento das crianças de forma alegre e criativa. 

  • Casa de Leylá – unidade Sampaio: A semana foi movimentada na Casa de Leylá. Muitas atividades artísticas, brincadeiras ao ar livre, utilização de diferentes materiais, participação dos professores das atividades extras-classe e espetáculo do grupo Ginga Tropical sobre o Folclore brasileiro. 

Torne-se um investidor social da Rede Cruzada e apoie o nosso trabalho.

Compartilhar:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comments