Vantagens de promover a socialização na escola para o desenvolvimento infantil

desenvolvimento infantil

Parte fundamental da formação dos seres humanos como sujeitos é o desenvolvimento da capacidade de viver em sociedade. A socialização das crianças dentro da escola é um dos primeiros e mais importantes contatos das crianças com essa convivência em sociedade. Por isso, levamos tão a sério dentro da Rede Cruzada esse tema. 

Viver em sociedade e respeitar as diferenças precisa fazer parte da vida das crianças desde muito cedo, colaborando para um mundo melhor, mais justo e com oportunidades para todos.

A transformação do mundo depende das atitudes e comportamentos de cada ser humano e acreditamos que através da educação, conseguimos passar valores relevantes para que isso aconteça:

  • paz,
  • harmonia,
  • respeito,
  • amizade,

No dia 21 de fevereiro celebramos e incentivamos a preservação das particularidades linguísticas e culturais das diversas sociedades e nações existentes no planeta.

Neste artigo, vamos tratar mais sobre esse assunto e da importância em promover a socialização na escola através do desenvolvimento infantil, especialmente no que se refere ao respeito às culturas de outros povos e raças. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Você sabia que no dia 21 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Língua Materna?

No dia 21 de fevereiro, em todo o mundo, é comemorado o Dia Internacional da Língua Materna.

O significado dessa data está em respeitar e preservar a cultura de todos os povos, incentivando que a língua materna não se perca e que aqueles que adotam outros países para viver aprendam o novo idioma sem deixar o original esquecido.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 1999.

A educação infantil possibilita aos pequenos a compreensão a respeito de pessoas que adotaram o Brasil para viver e trouxeram seus filhos, que possuem muitas vezes dificuldades em aprender o português e conviver com nossos costumes.

Integrar esses povos faz parte da socialização e colabora para que estrangeiros sejam bem recebidos em nosso país, uma característica da nossa cultura que não pode ser abandonada.

Conheça as vantagens da socialização na escola para o desenvolvimento infantil

A socialização na educação e no desenvolvimento infantil é fundamental para o futuro da juventude.

É nesse período que elas estarão fazendo suas primeiras interações com “desconhecidos” e nesse momento compreendem a importância em se relacionar com os coleguinhas.

Essas convivências ajudam a criança a saber enfrentar as diferenças que serão encontradas quando adultas, onde uma boa preparação, visando a compreensão e respeito a outras culturas, facilitará as experiências que virão.

A socialização é um processo natural dos seres humanos. Portanto, quanto mais adaptável às situações, mais fácil será lidar com as muitas realidades, evitando que os pequenos cresçam e tenham preconceitos e problemas de convivências, em razão de:

  • racismo,
  • religiosidade,
  • gênero,
  • deficiência física,
  • nacionalidade, etc.

Como é feita esse tipo de socialização na Rede Cruzada?

A educação infantil de qualidade é tratada com prioridade na Rede Cruzada, onde a socialização é uma das práticas diárias envolvendo todos os membros de nossa equipe e aqueles que frequentam nossos ambientes.

O desenvolvimento e todas as ações que fazem parte da educação profissional, além de atividades culturais e esportivas para crianças, jovens e adultos, são realizadas a partir dos seguintes pontos:

  • solidariedade,
  • transparência,
  • compromisso,
  • excelência,
  • respeito às diferenças.

Esses valores se refletem nas salas e em todos os ambientes da organização, onde a educação é vista como instrumento de transformação.

A partir dessas diretrizes, todos os esforços são empreendidos para que a socialização seja uma realidade e os preconceitos não tenham espaço na Rede Cruzada.

Comemorar e divulgar o Dia da Língua Materna nos traz grande satisfação, afinal, defendemos a união e a fraternidade entre todos.

Para saber mais sobre nossa instituição, acesse nosso site e conheça detalhes a respeito de nossos projetos e objetivos. Contamos com você como um dos nossos apoiadores! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.