Ferramentas que auxiliam na educação infantil

educação infantil

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar no estímulo à curiosidade, vontade de aprender e consequentemente desenvolvimento das crianças no período da educação infantil.

Esse período da vida das crianças é essencial para que as mesmas desenvolvam prazer e vontade na busca do conhecimento, despertando a curiosidade e aprendizado e desenvolvimento integral do indivíduo. 

Beatriz Ferraz, doutora em educação, em uma entrevista realizada pela Revista Época, defende que a pré-escola é fundamental para o desenvolvimento das habilidades.

Segundo a especialista, um estudo realizado nos Estados Unidos, por 40 anos, demonstrou que crianças que frequentaram a escola desde muito cedo tiveram resultados superiores aqueles que não tiveram essa experiência, onde se registraram:

  • diminuição dos índices de repetência,
  • redução da evasão escolar,
  • melhoras nos índices de aprendizado,
  • queda na criminalização,
  • diminuição no envolvimento com drogas,
  • melhora na saúde.

Neste artigo, apresentaremos as ferramentas que podem auxiliar no incremento da qualidade da educação infantil. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

Quais ferramentas podem auxiliar na educação infantil?

Dentre as diversas ferramentas disponíveis, destacamos 5 delas merecem destaque, conforme veremos na sequência:

Leitura

O desenvolvimento do prazer pela leitura e  inserção da alfabetização nos processos educativos é importante para propiciar os primeiros contatos com o mundo letrado.

De forma lúdica, é possível despertar a curiosidade e a ação, portanto, através de brincadeiras que envolvam letras e nomes de animais ou frutas, os pequenos aumentam o vocabulário e desenvolvem um contato com o alfabeto.

Brincadeiras

As brincadeiras são importantes no desenvolvimento das potencialidades das crianças, onde são exercitados os aspectos sociais, motor e cognitivo.

Através da dinâmica dos jogos e brinquedos, são despertados o companheirismo e o respeito a disciplina e regras.

Essa estratégia pode utilizar as seguintes atividades e materiais:

  • quebra-cabeças,
  • brinquedos de montagem,
  • massa de modelar,
  • brincadeiras em grupo (pega-pega, esconde-esconde, etc.).

Teatro

O teatro é uma metodologia de muito sucesso na educação infantil de qualidade, possibilitando às crianças a criação e interpretação de personagens. Uma verdadeira viagem no mundo da imaginação e fantasia. 

O ideal é que os pais sejam convidados em determinadas datas para apresentações, onde os trabalhos são valorizados e o relacionamento família/escola pode acontecer.

Desenho e pintura

O desenho e pintura são atividades que recebem a preferência das crianças, porque, além de exercitar a criatividade, colabora no desenvolvimento das habilidades motoras.

Essa ação pode ser desenvolvida com lápis de cor, giz e até mesmo com os dedos, o que agrada sempre os pequenos.

Trabalhar com tintas é sempre um prazer, iniciando-se com desenhos livres e na medida do desenvolvimento dos trabalhos, abordando-se temas para os maiores, depois se acrescentam letras e quem sabe algumas palavras e pequenas frases.

Música

Por fim, temos a música como metodologia de ensino que traz excelentes resultados, contribuindo para o desenvolvimento dos sentidos.

Estimular o aprendizado de instrumentos musicais, como, por exemplo, a flauta, é uma maneira de incentivar as crianças ao gosto pela arte.

Além disso, cantar e dançar estimula a convivência em sociedade.

Como se observa, a aplicação de ferramentas colabora na educação infantil de qualidade e deve fazer parte do currículo de todas as instituições que se propõem a trabalhar com os pequenos homens e mulheres do amanhã.

Se você deseja colaborar com nosso projeto e garantir que mais crianças sejam beneficiadas com um futuro digno, torne-se um investidor social e nos ajude a melhorar as condições de vida de centenas de pessoas que contam conosco.

Acesse o site da Rede Cruzada e conheça mais detalhes a respeito dos nossos projetos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.